Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência ECS, com seu laboratório especial para artistas, está localizada na Sicília em uma área com alto atrativo ecológico. Graças à configuração natural do terreno é possível apreciar a suave inclinação em direção ao mar Mediterrâneo por meio de uma série de terraços, contidos por muros de pedra com oliveiras que crescem sobre eles e desvanecem para além do horizonte. O projeto foi feito seguindo os princípios de uma intervenção de baixo impacto ambiental, posicionamento claramente visível na escolha em adaptar a edificação à área natural e no estudo de economia de energia.
A ideia central enfatiza a construção de um muro de contenção coberto com pedra local que reproduz o típico terraço recuado, gerando um caminho natural que permite planejar a inserção da edificação no entorno, criando uma notável continuidade com vistas para o campo e para a terra tradicionalmente cultivada. Além disso, graças ao jardim do terraço, a edificação converte-se em uma parte integral da paisagem. Sob a mesma perspectiva de manter a tradição histórica do território, dois pátios aparecem na parte norte da casa eliminando os cortes topográficos.
Os espaços interiores da residência respeitam com precisão o padrão geométrico da face externa: a sala de estar e o laboratório voltados aos pátios no lado norte e ao mar no lado sul permitindo que paisagem atravesse o espaço interior da casa. Os estudos foram feitos para garantir um alto isolamento térmico, enquanto o uso de fontes de energia renovável aumentou a eficiência energética da edificação, convertendo-a em uma estrutura ambientalmente positiva.